O CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

No contexto da diversidade cultural da nação brasileira, na perspectiva de uma proposta de formação humana integral e de garantia do acesso à educação e ao direito à aprendizagem, impõe-se uma importante tarefa à escola na organização do seu trabalho pedagógico.
Para tanto, na função da escola se deve levar em conta a origem das famílias e reconhecer as diferenças, por exemplo, entre os referenciais culturais de uma família nordestina e de uma família gaúcha.
Mas, antes de tudo, reconhecer que, no interior dessas famílias e na relação de umas com as outras, encontramos indivíduos que não são iguais, mas que têm especificidades de gênero, raça/etnia, religião, orientação sexual, valores e outras diferenças definidas a partir de suas histórias pessoais, que devem ser respeitadas.
Isto porque, quando o assunto é diversidade, há sempre um “mas”, um “também”. Portanto,  como compreender os elementos comuns e as singularidades entre as culturas? Ou, ainda, como lidar com a diversidade cultural na sala de aula?
Assim, no ponto de partida, é preciso reconhecer que a diversidade cultural é o universo cultural de uma sociedade complexa; porque, no seu interior, surgem diferenças relevantes, que marcam as fronteiras entre os grupos sociais, provocando zelo pelos elementos significativos de sua identidade e respeito pelas singularidades e diferenças, o que não é um processo natural, exigindo dos seus agentes públicos uma política social, democrática e humanizadora.
E, com o apoio amplo dos movimentos sociais, que são responsáveis por determinadas conquistas que expressam as formas de resistência, suas sabedorias e construções de conhecimentos, sua visão de mundo, organização e luta, definindo neste processo de construção um universo de referência específico a esses grupos, constituindo para alguns grupos não apenas um mecanismo de reivindicação de direitos e de justiça, mas também uma forma de afirmação de um patrimônio cultural específico.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Brasil.Secretaria de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I :Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério daEducação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton SilvaLima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/cadernos_etapa2/caderno1_mec.pdf>.

PS
Trata-se de uma resumo dos temas encontrados no Caderno I, da II Etapa, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANÁLISE DO “NOVO” DECRETO Nº 8.222/2024 - GTE - COMO MAIS UMA DAS FORMAS DE INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

A Moral em F. Nietzsche

O SENTIDO DA PALAVRA NA LINGUAGEM PARA WITTGENSTEIN