O CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
No contexto da diversidade cultural da nação brasileira, na perspectiva de uma proposta de formação humana integral e de garantia do acesso à educação e ao direito à aprendizagem, impõe-se uma importante tarefa à escola na organização do seu trabalho pedagógico.
Para tanto, na função da escola se deve levar em conta a origem das famílias e reconhecer as diferenças, por exemplo, entre os referenciais culturais de uma família nordestina e de uma família gaúcha.
Mas, antes de tudo, reconhecer que, no interior dessas famílias e na relação de umas com as outras, encontramos indivíduos que não são iguais, mas que têm especificidades de gênero, raça/etnia, religião, orientação sexual, valores e outras diferenças definidas a partir de suas histórias pessoais, que devem ser respeitadas.
Isto porque, quando o assunto é diversidade, há sempre um “mas”, um “também”. Portanto, como compreender os elementos comuns e as singularidades entre as culturas? Ou, ainda, como lidar com a diversidade cultural na sala de aula?
Assim, no ponto de partida, é preciso reconhecer que a diversidade cultural é o universo cultural de uma sociedade complexa; porque, no seu interior, surgem diferenças relevantes, que marcam as fronteiras entre os grupos sociais, provocando zelo pelos elementos significativos de sua identidade e respeito pelas singularidades e diferenças, o que não é um processo natural, exigindo dos seus agentes públicos uma política social, democrática e humanizadora.
E, com o apoio amplo dos movimentos sociais, que são responsáveis por determinadas conquistas que expressam as formas de resistência, suas sabedorias e construções de conhecimentos, sua visão de mundo, organização e luta, definindo neste processo de construção um universo de referência específico a esses grupos, constituindo para alguns grupos não apenas um mecanismo de reivindicação de direitos e de justiça, mas também uma forma de afirmação de um patrimônio cultural específico.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Brasil.Secretaria de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I :Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério daEducação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton SilvaLima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/cadernos_etapa2/caderno1_mec.pdf>.
PS
Trata-se de uma resumo dos temas encontrados no Caderno I, da II Etapa, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
Comentários
Postar um comentário