A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR NO CONTEXTO DA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR: O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

No que concerne à temática em estudo quanto ao planejamento participativo, trata-se da ação deliberativa de caráter prático, capaz de produzir mudanças na realidade social existente a partir do campo onde se atua, seja no trabalho, como no local de moradia.
Assim, o planejamento participativo deve partir de uma leitura do nosso mundo, averiguando sempre, de forma crítica, a conjuntura político-social-econômica e as suas contradições; nela, apontar o que existe de injusto na sociedade.
Deve-se compreender que a injustiça é devido à falta de participação dos indivíduos em todos os níveis e aspectos das atividades humana. Para ser mais preciso, pode-se dizer que é uma situação de exclusão e de alienação em que vivem a maioria dos indivíduos na sociedade.
Portanto, entende-se que a instauração da justiça social passa pela participação de todos no poder; porém, essa participação requer não apenas contribuir com a proposta organizada por algumas pessoas, mas representa a construção conjunta.
Isto porque a participação não significa apenas executar determinada ação; mas, a de estar no poder das decisões, que é o domínio de recursos, não apenas para prover a vida indivudalmente, mas coletivamente.
Ao se ressaltar o sentido do planejamento participativo enquanto coletivo na organização do trabalho pedagógico, em seu papel metodológico, necessário se faz a participação ativa de todas as categorias da comunidade escolar na discussão, elaboração e execução.
Isto posto, afirma-se as ferramentas de planejamento participativo como mediações da organização do trabalho pedagógico.
Assim sendo, pode-se, com maior clareza, compreender e (re)afirmar a importância ativa dos sujeitos e, com isso, imprimir caráter político-pedagógico às discussões referentes à organização do trabalho pedagógico escolar.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Brasil.Secretaria de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I :Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério daEducação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton SilvaLima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/cadernos_etapa2/caderno1_mec.pdf>.

PS
Trata-se de uma resumo dos temas encontrados no Caderno I, da II Etapa, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANÁLISE DO “NOVO” DECRETO Nº 8.222/2024 - GTE - COMO MAIS UMA DAS FORMAS DE INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

A Moral em F. Nietzsche

O SENTIDO DA PALAVRA NA LINGUAGEM PARA WITTGENSTEIN