ETNOCENTRISMO, ESTEREÓTIPO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Em uma sociedade que se estrutura várias formas de violências entre os estudantes, se fazem necessário construir pedagogia no sentido de romper estereótipos que geram exclusões, e combater o preconceito e a discriminação.
Mas, se o estereótipo e o preconceito estão no campo das ideias, a discriminação está no campo da ação, ou seja,é uma atitude.
É a atitude de discriminar, de negar oportunidades, de negar acesso, de negar humanidade.
Nessa perspectiva, a omissão e a invisibilidade também são consideradas atitudes, também se constituem em discriminação.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Brasil.Secretaria de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I :Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério daEducação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton SilvaLima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/cadernos_etapa2/caderno1_mec.pdf>.

PS
Trata-se de uma resumo dos temas encontrados no Caderno I, da II Etapa, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANÁLISE DO “NOVO” DECRETO Nº 8.222/2024 - GTE - COMO MAIS UMA DAS FORMAS DE INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

A Moral em F. Nietzsche

O SENTIDO DA PALAVRA NA LINGUAGEM PARA WITTGENSTEIN