A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
A OTP da Escola requer a prática da democracia (participativa, envolvendo toda a comunidade escolar e extra escolar) na instituição escola, assim como a transparência em suas ações; além da compreensão de seu significado como planejamento da organização da vida escolar em termos educacional, social e político, e que pode também configurar a escola como território educativo aberto aos vários debates de forma democrática, próprio da sua natureza.
Ao se fazer uma reflexão acerca da organização do trabalho pedagógico requer
um novo olhar sobre a escola com base no entendimento de que essa tarefa
não é atribuição específica dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos, mas que envolvem todos os seus demais sujeitos.
Outrossim, a escola, a partir de seus agentes educacionais, deve assegurar à toda a comunidade escolar o direito a voz e voto nos processos de discussão a respeito das mudanças que estão ocorrendo na sociedade e quais suas influências na escola e na educação.
Vale ressaltar, portanto, o sentido do planejamento participativo enquanto ação coletiva na organização do trabalho pedagógico, sem o qual não seria possível a sua consecução.
Pois, é um princípio democrático orientador de todo o trabalho da comunidade escolar que encontra aporte na meta 19 (estratégia 19.6) do PNE que define como intenção “estimular a participação e a consulta de profissionais da educação, alunos (as) e seus familiares na formulação dos projetos político-pedagógicos, currículos escolares, planos de gestão escolar e regimentos escolares, assegurando a participação dos pais na avaliação de docentes e gestores escolares”. (BRASIL, 2014).
Para tanto, será preciso destacar que a organização do trabalho pedagógico escolar no contexto da reescrita do PPP, por exemplo, configura um todo orgânico, articulado e sequencial para as etapas e modalidades da Educação Básica, que cria e recria as culturas herdadas como espaço de significação da reconstrução das identidades culturais, valorizando as raízes próprias do país.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Brasil.Secretaria
de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, Etapa II -
Caderno I :Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio /
Ministério daEducação, Secretaria de Educação Básica; [autores :
Erisevelton SilvaLima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação,
2014. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/cadernos_etapa2/caderno1_mec.pdf>.
PS
Trata-se de uma resumo dos temas encontrados no Caderno I, da II Etapa, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
Comentários
Postar um comentário