O Conhecimento Humano na Relação com a Natureza pelo Trabalho
O ser humano somente será liberto, quando superar as ideologias do idealismo e do materialismo mecanicista; é o que possibilita-lhe a elucidação consciente de como se dá o processo de aquisição do conhecimento.
Para tanto, o ponto de partida - seguindo Marx - está no fato de que, entre as ideias na sua consciência e o mundo objetivo da Natureza e da Sociedade, externo a si, se desdobra uma intensa mediação, que é o trabalho, enquanto ação do indivíduo humano, junto à Natureza, em benefício da sociedade.
Que é pelo trabalho que os Projetos ideais são convertidos em produtos objetivos, explicando melhor, quando passam a existir fora da consciência, que as coisas são materializadas, através da sua ação na relação com a Natureza.
Vê-se, aqui, duas realidades, a objetiva (Natureza) e a subjetiva (humana), que são dois momentos distintos, porém, sempre necessariamente articulados e combinados entre si.
Porém, essa relação entre consciência (humana) e objetividade (Natureza) é muito complexo, como é a nossa realidade, nas suas particularidades e totalidade.
A despeito da desumanização que o modo de produção capitalista produz, tanto para com a classe trabalhadora como para com a Natureza, não é o que se pretende tratar aqui. Mas, o que nos interessa, é que no "período de consequências" (Lukács), abre-nos a possibilidade de conhecermos a realidade por meio dos efeitos que resultam de nossos atos, cada vez mais se ampliando, nas multiplicidades de nossas ações realizadas ao longo do tempo.
Assim, para que o trabalho tenha êxito, será necessário que, tanto o indivíduo como a sociedade, possuam o conhecimento mínimo indispensável para a transformação desejada da realidade; conhecimento esse que possibilite escolher os meios da realidade que são adequados à objetivação da prévia-ideação (Planejamento), a fim de um melhor resultado. Aqui se faz mais do que necessário a importância da Educação Escolar.
Por conseguinte, conhecer esses meios é, pois, imprescindível para a realização do trabalho. Daí, quase sempre, o ato do trabalho bem-sucedido se baseia em um "conhecimento adequado" da realidade que se busca transformar.
Contudo, esse conhecimento deve ser "adequado", apropriado, ao objetivo que se busca desenvolver no ato do trabalho. Assim, em cada época da História humana, de acordo com o que se foi apropriado, o indivíduo humano se utiliza de seu arcabouço para suprir as suas necessidades.
Assim sendo, todo ato de trabalho requer o conhecimento dessa realidade a ser transformada. Entretanto, isso não significa que se deva conhecer tudo dela; mas, apenas os aspectos diretamente envolvidos no ato de sua transformação.
Isto porque, o conhecimento que surge, relacionado a essa exigência, traz consigo a marca do seu momento histórico. Por isso é que todo o conhecimento da realidade evolua muito, influenciado pelas necessidades e pelos objetivos prementes de acordo com o seu tempo, em seu processo de transformação social.
Comentários
Postar um comentário