A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR NO CONTEXTO DA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR: O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

No que concerne à temática em estudo quanto ao planejamento participativo, trata-se da ação deliberativa de caráter prático, capaz de produzir mudanças na realidade social existente a partir do campo onde se atua, seja no trabalho, como no local de moradia.
Assim, o planejamento participativo deve partir de uma leitura do nosso mundo, averiguando sempre, de forma crítica, a conjuntura político-social-econômica e as suas contradições; nela, apontar o que existe de injusto na sociedade.
Deve-se compreender que a injustiça é devido à falta de participação dos indivíduos em todos os níveis e aspectos das atividades humana. Para ser mais preciso, pode-se dizer que é uma situação de exclusão e de alienação em que vivem a maioria dos indivíduos na sociedade.
Portanto, entende-se que a instauração da justiça social passa pela participação de todos no poder; porém, essa participação requer não apenas contribuir com a proposta organizada por algumas pessoas, mas representa a construção conjunta.
Isto porque a participação não significa apenas executar determinada ação; mas, a de estar no poder das decisões, que é o domínio de recursos, não apenas para prover a vida indivudalmente, mas coletivamente.
Ao se ressaltar o sentido do planejamento participativo enquanto coletivo na organização do trabalho pedagógico, em seu papel metodológico, necessário se faz a participação ativa de todas as categorias da comunidade escolar na discussão, elaboração e execução.
Isto posto, afirma-se as ferramentas de planejamento participativo como mediações da organização do trabalho pedagógico.
Assim sendo, pode-se, com maior clareza, compreender e (re)afirmar a importância ativa dos sujeitos e, com isso, imprimir caráter político-pedagógico às discussões referentes à organização do trabalho pedagógico escolar.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Brasil.Secretaria de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I :Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio / Ministério daEducação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton SilvaLima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/cadernos_etapa2/caderno1_mec.pdf>.

PS
Trata-se de uma resumo dos temas encontrados no Caderno I, da II Etapa, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA POLÍTICA Contra o Sistema de Avaliação “Se Liga” e a Fraude Educacional na Rede Pública Estadual do Paraná

Análise da Campanha Salarial dos Servidores Docentes da Rede Pública Estadual do Paraná: Política de Valorização, Carreira e Equiparação Salarial - Disputa entre Governo e Sindicato com Prejuízos para a Categoria.

O SENTIDO DA PALAVRA NA LINGUAGEM PARA WITTGENSTEIN