A Relação entre a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e a Taxonomia de Bloom na Prática Pedagogia Escolar

 A Relação entre a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e a Taxonomia de Bloom na Prática Pedagogia Escolar

*Luiz Antonio Sypriano

    A Taxonomia de Bloom e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky são conceitos pedagógicos distintos, mas que podem ser complementares, e que influenciam a prática do ensino em Escolas que pensam e elaboram seu Plano de Trabalho Docente com embasamento científico.
  Se a Taxonomia de Bloom categoriza os objetivos de aprendizagem em níveis de complexidade cognitiva, nas etapas de lembrar (recordar informações), compreender (explicar ideias ou conceitos), aplicar (usar a informação em novas situações), analisar (examinar e dividir em partes), avaliar (justificar decisões ou pontos de vista) e criar (produzir algo novo)a ZDP de Vygotsky se concentra na área de desenvolvimento potencial para o estudante, ou seja, o que ele consegue fazer com a mediação docente ("o outro mais capaz") - no processo denominado de Zona de Desenvolvimento Proximal - a partir da Zona de Desenvolvimento Real (em que o estudante apreendeu na sua interação cultural).
    A Taxonomia de Bloom é uma estrutura hierárquica que categoriza os objetivos de aprendizagem em seis níveis de complexidade cognitiva, que vão do mais básico (lembrar) ao mais avançado (criar), sendo seu objetivo o de ajudar educadores a planejar atividades de ensino e avaliação que se concentrem em diferentes níveis de pensamento e compreensão; o que permite definir metas de aprendizagem claras e avaliar o progresso de estudantes em diferentes áreas do conhecimento. Um exemplo seria ao ensinar um conceito de matemática, o docente pode primeiro pedir aos estudantes que lembrem a definição (nível de lembrar), depois que expliquem como o conceito funciona (nível de compreender) e, por fim, que o apliquem para resolver problemas (nível de aplicar) e, assim por diante, até a etapa do criar.
    Já a ZDP, de Vygotsky, é a distância entre o que um consegue fazer sozinho (aprendido na interação com seu grupo social) e o que ele consegue fazer com a ajuda de um adulto (docente) ou de um colega mais experiente. Seu objetivo é o de ajudar a identificar o ponto em que um estudante está pronto para aprender algo novo, ou seja, o momento em que a interação com outro pode impulsionar seu desenvolvimento - mediante a função precípua docente. Nesse sentido, o professor pode utilizar a ZDP para oferecer suporte aos estudantes em atividades que estão dentro da sua zona de desenvolvimento proximal, como a criação de andaimes ou a utilização de pares de aprendizagem. Caso um estudante esteja com dificuldade em resolver um problema de matemática, por exemplo, o professor pode ajudá-lo a entender os passos (zona de desenvolvimento potencial) até que o estudante possa resolvê-lo sozinho (zona de desenvolvimento real). 
    As diferenças entre as duas epistemologia e metodologias se especificam, em que a TB foca na organização das habilidades cognitivas, enquanto a ZDP foca na interação social e no processo de desenvolvimento do alunado, objetivando transformá-lo em ser social.
    Mas, ambos os conceitos são importantes para a prática do ensino; enquanto Taxonomia de Bloom ajuda a identificar as metas de aprendizagem e a organizar o conteúdo, a ZDP de Vygotsky ajuda a identificar o ponto em que o estudante está pronto para aprender algo novo e a fornecer o suporte necessário para que ele possa alcançar esse objetivo.
    Em resumo pode-se comparar a TB e a ZDP, com os seguintes aspectos: Origem teórica (Cognitivismo - Sócio-interacionismo); Ênfase (Níveis de complexidade do pensamento - na Aprendizagem mediada e interação social); Papel do professor (Planejador de objetivos e avaliações - Mediador que guia o aluno no processo); Papel do estudante (Executor de tarefas em níveis cognitivos - Participante ativo com apoio); Progressão (Hierárquica: do simples ao complexo -  Potencial: do que faz com ajuda ao autônomo); Aplicação na prática: Currículo, avaliações, planejamentos - Acompanhamento, tutoria, ensino personalizado).
    Embora ambas são de diferentes concepções, porém não são opostos. Sendo que professores podem usar a Taxonomia de Bloom para planejar atividades cognitivamente desafiadoras utilizando-se da ZDP de Vygotsky para cada estudante — ou seja, criando situações em que possam avançar nos níveis de Bloom com o apoio adequado do docente; aqui se percebe o papel fundamental docente, que requer da Escola - Pública - recursos necessários para o a promoção do aprendizado significativo.

*(Professor de Filosofia da Seed-Pr)

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